quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

O que fez a história do Ezio ser a melhor?

  Antes de mais nada o texto pode conter spoilers e eu irei focar só no Assassin's Creed II e no Brotherhood, já que os dois se passam na mesma época, sendo que o Brotherhood começa onde o II terminou e irei focar só na estrutura do roteiro do EZIO. Quem sabe eu faça um do Desmond também. Veja abaixo como a "Jornada do Herói" se encaixa perfeitamente nos dois jogos, um seguido do outro, além dos dois roteiros estão com um equilíbrio emocional na vida do Ezio (momentos positivos e negativos/alegres e tristes):

Legenda do post: Em (parêntese) são momentos para descrever momentos negativos e positivos, além de sinalizar os momentos da Jornada do Herói (terá as etapas no final de cada jogo). Sublinhado vai ser para mostrar os passos da Jornada do Herói no roteiro do Ezio. E com um "*" são momentos bônus.

Assassin's Creed II:


Início do AC II.

 A história começa com o Ezio (1) vivendo a sua vida normal de jovem, aquela vida que é encrenqueiro e pegador, logo mais ele é (2) chamado para uma aventura - no qual é levar as cartas para os contatos do seu pai (momentos positivos). Em seguida ele é avisado por seu pai que há um manto em um local secreto na casa da sua família e que seu próprio pai e seus dois irmãos irão ser enforcados por causa de (3) uma conspiração (momentos negativos e na jornada do Herói se encaixa nos testes de aliados e inimigos).
  Quando ele não vê para onde ir, ele vai em busca de seu Tio Mário que o ensina a combater e fala sobre a guerra entre os Templários e Assassinos e o (4) convida para essa aventura, porém, Ezio (5) nega o chamado. O Tio avisa sobre (6) alguns conhecidos que podem ensiná-lo alguns truques de sobrevivência (encontro com os mentores).
  Ezio então resolve entrar finalmente para a Irmandade dos Assassinos e de certa forma (7) se torna membro de um novo mundo (a guerra entre os Templários e Assassinos). O motivo pelo qual no início ele queria vingança e que o forçou a estudar a Irmandade e se tornar um membro e logo mais um mentor da ordem. A partir daqui ele começou a fazer os testes de Assassino, (8) o teste no qual é eliminar alvos durante a sua jornada até chegar ao alvo final.
  Conforme o esperado, Ezio (9) chega ao seu objetivo que é confrontar o Grão-Mestre Templário (Rodrigo Bórgia) e é aqui que também se encaixa o momento da provação de valores do Ezio na Irmandade.
 *Em transição para o Brotherhood, Ezio volta para a vila dos Auditore para ter uma (1 BH) vida um pouco tranquila.

Partes explicadas sobre a Jornada do Herói introduzido no ACII:

  1. Mundo comum - A vida normal do Ezio.
  2. O chamado para a aventura.
  3. Aliados e Inimigos - O personagem tem que descobrir quem são os inimigos e os aliados.
  4. O chamado para a aventura.
  5. A negação do chamado - O personagem nega o chamado para a aventura louca.
  6. Encontro com o(s) mentor(es) - O personagem encontra vários outros personagens mais experientes nesse mundo da aventura louca (EX: LaVolpe).
  7. Entrando no mundo novo - O personagem finalmente decide entrar na aventura louca e que foi motivado por várias causas para se aventurar.
  8. O teste - O personagem passa por vários objetivos (assassinatos) até chegar ao seu ponto principal.
  9. Aproximação do objetivo - O personagem completa o teste e chega ao seu ponto principal, que é eliminar a causa de tudo.

Assassin's Creed - Brotherhood:


Início do Brotherhood

  No começo do Brotherhood, Ezio volta para a vila dos Auditore e começa novamente a ter (1) uma vida normal e faz tarefas simples como uma pessoa normal, como por exemplo: Carregar caixas e verificar armamentos (momento positivo). Até que a Irmandade discute sobre a falha que o Ezio teve no final do AC II, a falha que era do protagonista não ter assassinado o alvo principal e que eles correriam perigo por conta disso (momento negativo). Logo mais a vila é invadida por Cesare Bórgia e (2) mata Mário na frente de Ezio, além do vilão ter capturado a Maçã do Éden e que o personagem novamente se vê no mundo louco da guerra, no qual ele deve ir até em Roma terminar de uma vez por todas a influência dos Bórgias (momento negativo). 
  Em Roma ele re-encontra com os mentores anteriores (*6 na parte do AC II*) e (4) descobriu quem dava informações sobre a Ordem para os Bórgias, além de ter salvado a pele do LaVolpe por causa de uma acusação falsa (momento negativo). 
  Novamente aqui entra a parte dos (5) objetivos, no qual Ezio tem que assassinar alvos para chegar ao seu ponto principal (Cesare Bórgia). O nosso herói se aproxima do vilão e (6) o mata de uma vez por todas (ponto positivo). 
  Por último vêm o número (7) que é a finalização da história dos dois jogos, no qual ele é um novo homem, ou seja, ele se transformou em algo mais maduro para os Assassinos e que se transforma em um mentor.

Partes explicadas sobre a Jornada do Herói introduzido no AC Brotherhood:
  1. O caminho de volta - O herói volta para o ponto inicial (mundo comum, veja o número 1 da parte do Assassin's Creed II). 
  2. O chamado para a aventura - Ezio vê um motivo para ir para a nova aventura.
  3. Ele decide seguir a aventura - Ele parte para Roma e começa uma nova jornada.
  4. Aliados e Inimigos - Ele descobre quem realmente é aliado e inimigo na sua jornada.
  5. Teste - O personagem parte em busca de seus alvos.
  6. Provação máxima e conquista da recompensa - Ezio tem que ir em um campo de batalha sozinho para enfrentar Cesare e assim que o mata ele consegue a sua recompensa, sendo conhecido como a lenda que tirou a influência dos Bórgias na Itália.
  7. O retorno transformado - A história é finalizada e o personagem não é mais o mesmo desde o início da sua jornada.

  *Também teve os momentos de romance com a Rosa (positivos) no Assassin's Creed II e no Brotherhood teve aqueles Flashbacks que o Ezio teve com a Cristina morrendo (negativos).
  *Os momentos com o Leonardo também podem ser encaixados aqui, no Assassin's Creed II eles tiveram muitos momentos positivos e no Brotherhood eles tiveram tanto momentos positivos e tanto momentos negativos.

  Lembre-se que nem todos os jogos, filmes ou seriados seguem essas mesmas etapas que eu coloquei aqui. Grande parte podem começar na aventura, outros podem misturar as etapas e deixar mais equilibrado a história, ou simplesmente podem seguir todas as 12 etapas da Jornada do Herói.
  Também é importante lembrar que Ezio em ambos jogos tiveram muitos momentos tristes e alegres, o problema de colocar tudo nesse post é que ele vai ficar muito grande, além de ter momentos positivos dele que não é conveniente colocar no blog (por ser 18+) e não acho válido eu contar a história toda aqui, o objetivo do post realmente é fazer com que vocês vejam a profundidade da história dos dois jogos, como os dois jogos são nivelados em termos de emoção e como os passos da Jornada do Herói se encaixa perfeitamente em ambos jogos.

  A trilogia do Ezio é uma das melhores - se não, a melhor - história já feita no mundo de Assassin's Creed. E vocês, o que acham da história desse pombo mito?

Agradecimentos: Eduardo Baccarin que me ajudou a lembrar de alguns eventos dos dois jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário